Letramentos e Práticas Multimodais no Mestrado em Letras (PPGL/Uespi)
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Mansão Sky e a Intertextualidade com Thriller de Michael Jackson
O videoclipe de Michael Jackson, Thriller, lançado no ano de 1983, foi um sucesso de público e se tornou histórico e icônico na cultura pop. Em 2013, a empresa de televisão por assinaturas e internet Sky decidiu homenagear o videoclipe dessa canção com uma propaganda de 1 minuto chamada Mansão Sky. Analisaremos aqui como se dá essa homenagem com um olhar às suas intertextualidades.
Mansão Sky. Reprodução: Youtube
Thriller. Michael Jackson. Reprodução: Youtube
Segundo Costa (2023), a intertextualidade permite que possamos discutir os rumos que leva um texto através da rede de comunicação textual que ruma seus significados. Ela afirma ainda que, de acordo com Rosenblatt (2004), é necessário que, para o entendimento do texto, haja uma interação de significados dele com o leitor.
Costa (2023) afirma ainda que Bazerman lista seis técnicas de representação intertextual para ilustrar intertextualidade e interdiscussividade, sendo este último a já mencionada interação de significados, mas feita entre discursos, não apenas textos.
Imagem 1: Intertextualidade e Interdiscussividade (Costa, 2023)
A propaganda começa com um instalador da Sky, pessoa responsável por instalar o equipamento na casa do novo cliente, chegando, dirigindo um carro com o nome da Sky, em uma mansão que, como já sabemos pelo nome, está mal assombrada. Esta, ao nosso ver, é uma citação indireta, onde a mansão não é a mesma, mas se mantém bastante parecida. No clipe de Michael Jackson, no final, ao tentar se esconder, a personagem principal foge para uma mansão abandonada.
Imagem 2: Mansão Mal Assombrada
Imagem 3: Carro da Sky e a Mansão Mal Assombrada
Uma citação que consideramos como direta é a escolha de cores, onde fica clara a paleta escura e em tons de cinza para a maior parte do vídeo, exceto no logo da Sky, na mobília da casa e nas roupas da atriz principal, a ex-modelo Gisele Bündchen, que são vermelhos da cor do logo. Outra citação direta é a escolha da música, em ambos os vídeos, Thriller de Michael Jackson.
Existe também uma referência indireta ao monstro de Frankenstein.
Imagem 4: Frankenstein
Há também outros monstros da literatura de terror clássica, como o monstro sem cabeça, o fantasma através do espelho, um lobisomem, armadura viva, dentre outros, aos quais consideramos um interdiscurso de terror e sua literatura, não exatamente ao vídeoclipe de Michael Jackson, por isso, não discutiremos mais profundamente sobre os mesmos.
Ainda como citação indireta, Gisele é introduzida com um espartilho vermelho e preto, assim como a Michael que usa uma jaqueta vermelha e preta.
Imagem 5: O espartilho vermelho
Imagem 6: A jaqueta vermelha
A principal diferença entre os dois é que Michael é um zumbi, enquanto Gisele é uma vampira.
Imagem 7: Zumbi
Imagem 8: Vampira
A última intertextualidade com videoclipe de Michael Jackson é o fato que ambos os personagens secundários, o instalador e a moça do clipe, terminam bem. A moça, como se fosse apenas um sonho, e o instalador é mandado embora através de uma passagem secreta.
Imagem 9: Acordando de um sonho
Imagem 10: Passagem Secreta
Esperamos que a intertextualidade fique clara, e, também, que se possa ver que parte do clipe faz um interdiscurso com a literatura de clássico terror para passar sua mensagem, não somente uma citação ao clipe original.
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