Uma análise Multimodal através da Mensagem: Sabores do Brasil Transformam | com Taís Araujo

O vídeo Sabores do Brasil Transformam | com Taís Araújo



Analisamos, nesta postagem, o vídeo da Tônica Antarctica com Taís Araújo através da mensagem, como estabelecido por Lim-Fei e Tan (2017) em seus estudos Multimodais. Assim, esta análise se divide nos aspectos da mensagem, sendo eles, o Propósito, Apelo, Representação e Contexto.

Imagem 1: Cena 33 - Os Sabores do Brasil Transformam



A análise da mensagem é usada para entender representações inferenciais e literais e a natureza da persuasão (p. 16). Esta análise se dá através da observação dos já mencionados quatro aspectos. O primeiro deles, o propósito, classifica a mensagem entre educacional, de entretenimento ou econômico. O apelo usa os conceitos de Aristóteles de Ethos (coroa) - a credibilidade, Logos (cabeça) - a razão e Pathos (coração) - a emoção, para analisar a persuação. A(s) representação(ões) (dos conceitos) podem ser literal ou inferencial. O contexto, o último aspecto da mensagem, que os autores não adicionam no fluxograma, se refere à produção e recepção do vídeo/imagem que está sendo analisada.

Nesta análise, focaremos no viés da mensagem. A mensagem é dividida nas seguintes categorias:

Mensagem

Aspecto

Descrição

Propósito

Educacional | Entretenimento | Econômico

Apelativo

Poder | Razão | Emoção

Representacional

Literal | Inferencial

Contexto

Produção | Recepção

 Adaptado de Giselda Costa (2023) 


Iniciando pelo contexto, o vídeo, com 45 segundos, recebeu mais de 2 milhões de visualizações a partir de sua postagem em 2021 na plataforma Youtube, porém, apenas 70 likes e 1 comentário. Este único comentário, negativo em relação a sua apresentadora, a atriz Taís Araújo.  Naquele ano, 2021, Taís Araújo atuava no horário nobre da televisão brasileira  na novela "Amor de Mãe" da emissora Globo. Além disso, ainda no mesmo ano, ela o então marido, Lázaro Ramos, foram eleitos uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo. Estes fatores explicam a escolha da atriz para estrelar esta campanha produzida pela agência Haute e sua tentativa de influenciar o Ethos da marca.  O vídeo é composto por 33 cenas. Consideramos cenas, sequências de vídeo ou imagens que finalizam com um corte para outra cena. 

O propósito do vídeo é majoritariamente econômico, com a intenção de vender o produto anunciado. Podemos ver durante o começo do vídeo, 11 cenas (33% do vídeo), a embalagem da bebida está presente. Já o logotipo da bebida está presente em todo o vídeo, em 100% das cenas. Apesar disso, o vídeo também tem um propósito educacional, de mostrar as belezas e sabores do Brasil. Taís Araújo menciona, durante um momento, "sabores capazes de transformar a mixologia brasileira". Mixologia é o estudo da combinação dos mais diferentes ingredientes na criação de bebidas ou coqueteria (Alexander, 2017. Tradução nossa). Isso explica o título do vídeo e da campanha que se chama "Sabores do Brasil Transformam", nesse caso, os sabores que se transformam na mistura com a bebida promovida, Tônica Antárctica.


Imagem 2: Cena 2 - Embalagem da bebida

O vídeo apela para a emoção dos cliente-alvo, Pathos, através da escola de uma pessoa famosa para apresentar a bebida e sua mistura. Pessoas famosas passam para o telespectador uma sensação de confiaçã e proximidade, como se você conhecesse aquela pessoa. Além disso, a atriz menciona durante o vídeo que "abriu as portas da sua casa" (0:33s até 0:36s), tentando aproximar o leitor de maneira intimista. Por último, os "vários sabores do Brasil" apela para a regionalidade e o orgulho e identificação do visualizador, com sabores como pequi, cacau, goiabada, queijo, café e na fala sobre a "homenagem às nossas deliciosas tradições" (0:31s até 0:33s).

Imagem 3: Colagem de Cenas - Sabores do Brasil (edição nossa)

Os "Sabores do Brasil" são representado através de de comidas que encontramos na diferentes regiões do país e filmagens de diversos locais.

Esperamos através dessa análise ter mostrado como a propaganda Sabores do Brasil Transforma apela para seu cliente-alvo. Podemos ver como esse apelo acontece e que a propaganda busca imagens  que passem essas mensagens de maneira eficiente, e o faz muito bem - na nossa opinião, para alcançar seu propósito econômico de vender a bebida Tônica Antártica.


REFERÊNCIAS

ABRIL. Taís Araújo está na lista de pessoas negras mais influentes do mundo. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/famosos/tais-araujo-afrodescendentes-influentes-do-mundo/. 2021.

ALEXANDER, V. Guía Mixológica De Las Bebidas Tradicionales Para El Turismo En El Cantón Ambato De La Provincia De Tungurahua. UNIANDES. 2017.

CLUBE DA CRIAÇÃO. Os Sabores do Brasil Transformam – Haute/ Tônica Antarctica. Disponível em: https://www.clubedecriacao.com.br/acervo/os-sabores-do-brasil-transformam-haute-tonica-antarctica/. 2021.

COSTA, G. Disponível em: Programa: Letramentos E Práticas Multimodais 2023.1.  Disponível em: https://giseldasantoscosta.blogspot.com/2023/06/letramentos-e-praticas-multimodias-20231.html. 2023.

LIM-FEI, V. & TAN, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In SEIZOV, O. & WILDFEUER, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.

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