Letramento Multimodal com textos impressos: reflexões de Lim-Fei e Tan

Autores: Cinthia Guimarães, Dandara Rochelly, Deuslane Cabral, Geiciane Paula e Mateus Henrique 


No capítulo, Letramento Multimodal com textos impressos, presente na obra Designing Learning for Multimodal Literacy de Lim-Fei e Tan, há questões pertinentes ao uso dos textos impressos no ambiente escolar e descreve a experiência do ensino multimodal realizado pela prof. Ann na escola pública Cingapura com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio.


O questionamento que norteia este capítulo é “Por que ensinar letramento multimodal com textos impressos?”. Ele nos induz a reflexão sobre a relação existente entre os elementos do texto. Assim, segundo os autores, considerar a linguagem verbal na construção do seu significado não é suficiente, e destacam que outros elementos corroboram nessa construção como cor, tamanho, fonte, etc. Assim, para eles, o letramento é mais amplo e seria falho da prática pedagógica se restringir apenas a ler e escrever. 


Deste modo eles transferem o termo “leitor” para “visualizador”. Conforme Lim-Fei e Tan, isso infere na prática letrada da visualização enquanto desenvolvimento analítico e crítico do texto, ampliando a concepção de leitura, que na alfabetização tradicional foca na análise escrita.


Outro ponto relevante é a metalinguagem. Lim-Fei e Tan, destacam que os alunos precisam compreender os vocabulários linguísticos e suas funções para praticarem o letramento multimodal, assim eles destacam os seguintes pontos:



Imagem 01 - Slide 01

Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30) 



Imagem 02 - Slide 02

Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30) 


Imagem 03 - Slide 03

Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30) 


Imagem 04 - Slide 04

Fonte: Elaborada pelos autores  com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30) 



Imagem 05 - Slide 05

 

Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30) 



Importa dizer que essas imagens foram retiradas do slide de apresentação oral dos autores sobre o tema. 

Conforme exposto, a prof. Ann orientou os alunos em 4 lições:  a Lição 1, a reconhecer os recursos integrais do texto multimodal, a Lição 2, as formas de interação, a Lição 3 a representação de ideias no texto, e, a Lição 4, interação de significados. 

Quadro 01 - As lições

Lições

Características

Objetivos

01

Os recursos integrais dos anúncios impressos


Encontro

  • Trazer anúncio impresso de casa

  • Digitar três palavras associadas a 'Anúncio Impresso' 

 Explorando

  • Ann então fez com que seus alunos examinassem os textos multimodais, prestando atenção às formas como os significados dos anúncios eram expressos.

  • Os alunos compararam seus anúncios entre si, articulando o que era visualmente interessante, como eles se sentiam sobre os textos em termos de fontes, escolha de cores e características identificáveis como logotipo, imagem, slogan, e slogan nos anúncios.

  • Ela atraiu os alunos para os recursos visuais e linguísticos do texto impresso para entender o papel que a imagem e as palavras desempenham no texto multimodal.

  • Ela introduziu a metalinguagem pedagógica e anotou os recursos visuais, como a exibição visual principal, foco de atenção, logotipo, textos gráficos e uso de ícones.

  • Características, como nome da marca, nome do produto, subcategorias, chamada para ação, informações de contato e uso de slogan também foram anotadas.

Avaliando

  • Os alunos foram então solicitados a analisar duas variações de um anúncio impresso de restaurante de fast-food em pares.

  • Anotassem e discutissem as escolhas feitas no texto multimodal para que desenvolvessem uma apreciação dos recursos linguísticos e visuais em anúncios impressos.

02

As Formas de Interação com Anúncios Impressos


Explorando e Avaliando

  • A segunda lição de Ann se concentrou em como os anúncios impressos envolvem seus espectadores.

  • Ela descreveu as escolhas semióticas em relação aos efeitos que elas têm ao usar a metalinguagem pedagógica.

  • O objetivo era ajudar seus alunos a ver como as escolhas de proeminência, endereço, poder e distância eram feitas nos anúncios para interagir com o espectador.

Avaliando

  • Examinando as escolhas semióticas no aspecto das formas de interação na metalinguagem pedagógica e seus efeitos sobre os espectadores. 


03

A representação de ideias em anúncios impressos

Explorando

  • Focou na representação de ideias em textos multimodais.

  • Ela conectou os alunos ao seu conhecimento prévio, fazendo-os levantar questões para antecipar como os anúncios criam significado através da criação de apelo, expressando intenção e representando significado literal ou implícito.

Avaliando

  • Os alunos também foram solicitados a avaliar o efeito geral dos "anúncios". Como parte da avaliação, os alunos sugeriram maneiras pelas quais a representação de ideias poderia ser melhorada para atingir o público-alvo.


04

A interação de significados em anúncios impressos

Explorando

  • Interação de significados quando imagens e palavras trabalham juntas.

Avaliando

  • Ao fazê-lo, os alunos puderam examinar o efeito da justaposição por meio da interação de significados. Ann estimulou os alunos em suas apresentações com iniciadores de frases, por exemplo,

Explorando e Avaliando

  • As duas últimas aulas de Ann se concentraram na criação de textos multimodais nos quais os alunos expressaram sua compreensão do que aprenderam nas aulas anteriores sobre os aspectos dos recursos integrais, as formas de interação, a representação

Expressão

  •  Os alunos produziram uma composição multimodal semelhante na qual deveriam persuadir o espectador a comprar um produto de sua escolha. 

Fonte: Elaborado pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.45-49)


Assim, a prof. Ann reflete que a pedagogia metalinguística apresenta um vocabulário em comum entre professores e estudantes para falar sobre textos multimodais e o pensamento crítico dos alunos fica mais aflorado a cada lição. Contudo, ela destaca que “Aprender” letramento multimodal com textos impressos oferece uma fundação para estudantes construírem seu conhecimento, habilidades e consciência semiótica.



REFERÊNCIA


LIM-FEI, V. TAN, C.L. Multimodal Literacy Learning with Print Texts. In: LIM-FEI, V. TAN, C.L.. Designing Learning for Multimodal Literacy: Teaching Viewing and Representing Routdledge studies in multimodality. Routledge, 2022. p. 37-53.


Comentários