Letramento Multimodal com textos impressos: reflexões de Lim-Fei e Tan
Autores: Cinthia Guimarães, Dandara Rochelly, Deuslane Cabral, Geiciane Paula e Mateus Henrique
No capítulo, Letramento Multimodal com textos impressos, presente na obra Designing Learning for Multimodal Literacy de Lim-Fei e Tan, há questões pertinentes ao uso dos textos impressos no ambiente escolar e descreve a experiência do ensino multimodal realizado pela prof. Ann na escola pública Cingapura com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
O questionamento que norteia este capítulo é “Por que ensinar letramento multimodal com textos impressos?”. Ele nos induz a reflexão sobre a relação existente entre os elementos do texto. Assim, segundo os autores, considerar a linguagem verbal na construção do seu significado não é suficiente, e destacam que outros elementos corroboram nessa construção como cor, tamanho, fonte, etc. Assim, para eles, o letramento é mais amplo e seria falho da prática pedagógica se restringir apenas a ler e escrever.
Deste modo eles transferem o termo “leitor” para “visualizador”. Conforme Lim-Fei e Tan, isso infere na prática letrada da visualização enquanto desenvolvimento analítico e crítico do texto, ampliando a concepção de leitura, que na alfabetização tradicional foca na análise escrita.
Outro ponto relevante é a metalinguagem. Lim-Fei e Tan, destacam que os alunos precisam compreender os vocabulários linguísticos e suas funções para praticarem o letramento multimodal, assim eles destacam os seguintes pontos:
Imagem 01 - Slide 01
Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30)
Imagem 02 - Slide 02
Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30)
Imagem 03 - Slide 03
Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30)
Imagem 04 - Slide 04
Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30)
Imagem 05 - Slide 05
Fonte: Elaborada pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.30)
Importa dizer que essas imagens foram retiradas do slide de apresentação oral dos autores sobre o tema.
Conforme exposto, a prof. Ann orientou os alunos em 4 lições: a Lição 1, a reconhecer os recursos integrais do texto multimodal, a Lição 2, as formas de interação, a Lição 3 a representação de ideias no texto, e, a Lição 4, interação de significados.
Quadro 01 - As lições
Fonte: Elaborado pelos autores com base em Lim-Fei, e Tan (2022, p.45-49)
Assim, a prof. Ann reflete que a pedagogia metalinguística apresenta um vocabulário em comum entre professores e estudantes para falar sobre textos multimodais e o pensamento crítico dos alunos fica mais aflorado a cada lição. Contudo, ela destaca que “Aprender” letramento multimodal com textos impressos oferece uma fundação para estudantes construírem seu conhecimento, habilidades e consciência semiótica.
REFERÊNCIA
LIM-FEI, V. TAN, C.L. Multimodal Literacy Learning with Print Texts. In: LIM-FEI, V. TAN, C.L.. Designing Learning for Multimodal Literacy: Teaching Viewing and Representing Routdledge studies in multimodality. Routledge, 2022. p. 37-53.
Comentários
Postar um comentário